O monstro de olhos azuis


Há muito gostaria de fazer aqui, o registro da minha paixão desmedida por esse monstro da música popular brasileira.
Chico Buarque de Hollanda é um ícone na cultura brasileira, seu trabalho diversifica-se em vários ramos da arte literária, pois Chico Buarque tem como ofício, transformar em palavras as emoções que vivemos diariamente.
O operário, o malandro, o funcionário público, a bailarina, a prostituta, a mulher abandonada e todos os outros personagens que habitam o universo de Chico, são aqueles que podemos conhecer na rua ou vivem bem perto de nós.
Sua obra transita entre a poesia, música, livros e peças de teatro. Dentro dessa obra podemos perceber a sensibilidade do autor quanto aos temas cotidianos. Para mim, o que faz Chico Buarque transcender aos demais é a sua sensibilidade, a sua particular propriedade de mostrar de forma tão poética, o nosso povo. O povo brasileiro.
Enumerar seu trabalho aqui, seria cansativo, porque acho que a maioria das pessoas conhecem o sua obra, mas citar "Gente Humilde", seria um dos exemplos da beleza com que ele descreve o nosso povo.
Tenho uma amiga incrível, ela é muito sensível, e uma mensagem dela me fez perceber que eu também tinha alguma ou muita coisa das mulheres que Chico descreve poeticamente.
Essa minha amiga, também é blogueira e faz um trabalho lindo na divulgação e reflexão sobre o trabalho desse monstro da literatura brasileira. O nome dela é Taís e para quem quiser viajar mais em Chico, fica aí uma dica de um lugar ímpar.
Escolhi esse vídeo que demonstra a sensibilidade com que ele trata a dor do abandono, afinal só quem sentiu, sabe o quanto dói uma saudade.
A interpretação de Elis Regina é belíssima e espero que o vídeo os agrade, mas não poderia encerrar essa postagem sem dizer que entre tantos atributos desse monstro....
Gente, o homem é lindo!
Quem dá conta?

3 comentários:

Unknown disse...

muito dificil falar de chico/dificil demais/vi um show uma vez/colegio municipal pelotense/ mulheres de atenas no banquinho e no violao...é dizer o que de quem ve como um mulher sem ser uma mulher?

Unknown disse...

Meu doce André!
Você disse:" o que dizer...", mas sem dizer nada você disse tudo.
Sua visita sempre enche esse cantinho de luz.
Obrigada pelo comentário.
Mil beijos e uma semana de luz.

Andre Martin disse...

Se CBdeH é bonito, isto é lá com vocês... Mas posso afirmar que não existe compositor brasileiro mais inteligente nem competende do que ele! Suas letras são verdadeiras obras-primas, eternas referências para estudo da língua portuguesa.
Fiz um post-desafio em sua homenagem. Fique a vontade para conferir o Desafio da Construção em http://mesdre.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigada por fazer um comentário.
"Ah! se todo mundo fosse igual a você..."
Abraços

Hoje é

Ping

Seguidores

Dihitt

  ©The New Web Post - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo