É.......

Estou estudando na faculdade a formação do conceito de nação, que influenciou e determinou a divisão da Europa em nações independentes. Nações essas que ainda nos dias de hoje estão se consolidando, como é o caso do países da Europa Oriental que estão em processo de consolidação como nação, depois da queda do comunismo.
Como sempre no Brasil, esse processo chegou um pouquinho atrasado e somente no começo do século XX é que se inicia os projetos educacionais e sociais visando esse objetivo.
Analisando esse fato de maneira superficial fico pensando que a estruturação de uma nação influencia intimamente a formação do indivíduo pertencente a essa nação.
As novas diretrizes da educação brasileira tem como objetivo reestruturar esse conceito de cidadão, mas se de um lado ela incentiva a análise, de outro ela tira a responsabilidade da criança e principalmente do adolescente sobre seus atos.
Estamos terminando a primeira década do século XXI e toda a sociedade se mostra corrompida e desmantelada, com as instituições como escola e família, ridicularizadas e totalmente desprestigiadas. Na minha opinião são essas as instituições responsáveis pela formação do indivíduo como ser social. Se essas instituições não funcionam mais, devemos aboli-las do sistema social?
Se a família não ensina conceitos básicos de respeito ao próximo e a si mesmo, e a escola é usada como "depósito" de alunos, onde o aluno faz o que quer, como manteremos uma civilidade dentro da sociedade?
Perguntas que apenas o tempo poderá nos dar a respostas.
Deixo essa mensagem abaixo para que possamos refletir sobre o que é realmente ser cidadão.

6 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Um amontoado de gente só se torna nação. quando entende
que o cidadão, se torna um verdadeiro cidadão; quando
existe sincronia entre os seus representantes; e os
individuos podem contar com uma justiça atuando com
rigor valorisando realmente o que a lei determina; isto
é fazendo; que palavra seja respeitada por aqueles que
a professão.Vamos deixar de ser ignorantes para acordarmos; e entendermos o que é ser um cidadão.
A paz

...dinha... disse...

olá!!!
Estive pesquisando vários blogs recentemente pois acabei de criar o meu..estava procurando blogs interessantes e que, de alguma forma, se parecessem comigo para poder acompanhar..adorei o de vcs e queria que vcs soubessem que ele foi o 1º!!!
valeu..até a próxima..

educaipo disse...

Realmente percebemos cada vez mais que a educação brasileira está desacreditada, e como foi dito muitas escolas servem como depósitos de alunos, pais que não assumem compromisso nenhum com a educação de seus filhos, o que realmente esperar desta nação?Mas cabe a nós profisionais da educação tentar manter o elo familia e escola,trazer a tona novamente a importância dos pais na educação de seus filhos, para que os mesmos tornem-se o que nós realmente esperamos deles; cidadãos críticos e participativos dentro da sociedade!

Um grande abraço!!

Unknown disse...

Oi Pastor!
Concordo inteiramente com a sua colocação, mas ainda acha que deveria desenvolver de maneira séria e verdadeira as propostas educacionais que visam esse desenvolvimento.
Muito obirgada pela visita e pelo comentário.
Mil beijos e muita paz.

Unknown disse...

Oi Dinha!
Fiquei tão feliz com o seu comentário, é muito bom encontrar pessoas que gostam do trabalho que desenvolvemos aqui no blog.
Muito obrigada pelo carinho da visita, por seguir o blog e por esse encanto de comentário.
Espero sua visita mais vezes.
Mil beijos e muita paz.

Unknown disse...

Meu querido amigo Junior!
Como sempre você arrasa nos comentários.
Concordo plenamente com você, mas ainda acho que essa nova proposta educacional deveria ser executada de uma forma mais verdadeira, sendo que os orientadores educacionais movimentassem os conselhos tutelares para que as famílias fossem atendidas e educadas, assim o ganho social seria imenso.
Muito obrigada pela visita e pelo comentário tão pertinente.
Mil beijos e muita paz.

Postar um comentário

Obrigada por fazer um comentário.
"Ah! se todo mundo fosse igual a você..."
Abraços

Hoje é

Ping

Seguidores

Dihitt

  ©The New Web Post - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo