Escaras ou úlceras de pressão

"Compre um colchão caixa de ovo que resolve"

Quem tem ou conhece alguma pessoa acamada em casa já ouviu esta frase quando o assunto é "úlceras de pressão" (escaras de decúbito), mas assim como a "vaselina" ele não faz milagres.

O que é úlcera de pressão? é uma lesão produzida quando se exerce uma pressão contínua sobre uma região plana ou proeminência óssea, provocando um bloqueio sanguíneo, com consequente falta de oxigenação dos tecidos, levando a rápida degeneração.


Quais os fatores de risco: Idade, capacidade física comprometida, paralisias, estado de coma, doenças degenerativas, incontinências, caquexia, entre outros.

Pontos de maior incidência: região glútea (cóccix), calcâneos, cabeça, cotovelo, trocânter (fêmur).



Estágios da úlcera: a escara pode adquirir diversas formas : um simples vermelhidão que irá persistir mais de um dia, um endurecimento da pele, uma ferida mais ou menos profunda po dendo nos casos mais g aves atingir os músculos ou o osso subjacente.

Estágio I: Eritema -vermelhidão que não altera sua coloração para o branqueado quando se exerce pressão no local;


Estágio II: Inflamação da epiderme - inflamação da epiderme podendo acometer a derme e o aparecimento de bolhas com líquido seroso - estas bolhas não devem ser rompidas;

Estágio III: Necrose - lesão profunda com crosta negra seca por fora e úmida por dentro, que cobre os tecidos subjacentes, comprometendo a oxigenação destes tecidos e a sua cicatrização - estes tecido devem ser removidos pelo médico;



Estágio IV: Ulceração - o tecido se rompe ou é rompido pela retirada do tecido necrótico. Neste estágio os músculos, tendões e provavelmente os ossos foram afetados.

Como evitar:

-"mudança de decúbito" de hora em hora (alguém em sã consciência consegue ficar uma hora na mesma posição? veja se você é capaz!);

-"higiene corporal" com um banho diário e sempre que necessário (o paciente não é um bebê, mas trate-o como se fosse, deve-se secar todas as "dobrinhas", afim de evitar a umidade da pele. Em partes que favoreçam esta umidade, utilize também salpicadas de talco - sem exagero)

-"nutrição e hidratação adequada" paciente acamado perde cerca de 25% da massa muscular na primeira semana no leito, então uma dieta prescrita pelo médico deve ser seguida a risca - é indicado consultar um nutricionista antes da alta hospitalar (não invente dietas, você pode piorar o quadro do paciente);

-"banho de sol" a natureza fornece a melhor fonte de absorção da vitamina D, destrói germes e bactérias, provoca vaso dilatação da pele proporcionando a eliminação de substâncias tóxicas e estimula o sistema imunológico. (nada de deixar o paciente horas exposto ao sol, 30 minutos pela manhã e 30 minutos a tarde são suficientes e também respeitar os horários para esta exposição - entre as 8 e 10 da manhã e entre as 16 e 17 da tarde)

-"sentar o paciente" a alteração da postura favorece a circulação, melhora a respiração, mas também gera pontos de pressão, então tenha bom senso, não troque o leito pela cadeira simplestemente porque indicaram que o paciente tem que ficar sentado, lembre-se, você está reduzindo "pontos" de pressão em algumas áreas, mas, está favorecendo em outras - todo o peso do paciente está agora sobre a região glútea, um dos pontos com maior índice de escaras. (deixe o paciente sentado por no máximo 2 horas, repita este ato quantas vezes forem possíveis)

Tratamento: o melhor tratamento é a PREVENÇÃO, caso haja o aparecimento das úlceras de pressão, busque informações no posto de saúde mais próximo ou hospital, o tratamento deve ser rigoroso e ter o acompanhamento por profissionais da saúde. CUIDADO COM FÓRMULAS MILAGROSAS.


Não deixe quem você cuida passar por isto!


Fonte de pesquisa: Escola Enfermagem de Ribeirão Preto

7 comentários:

Anônimo disse...

Hmm, look like diabetes patience, isn't it? Sorry, i can't read that. What language is was?
Live Healthy Life

Anônimo disse...

Nossa... não imaginava que podia ficar desta forma...

Minha irmã e mãe trabalham na área de enfermagem, vou encaminhar este post à elas.

Passei para agradecer ao comentário em meu blog sobre Escotismo.

Foi o primeiro comentário, espero que tenha gostado das matérias..


Abraços
Equipe Blog Escoteiro

Domiciliare disse...

Obrigada pela visita escoteiro, espero por você outras vezes. Abraços

Domiciliare disse...

nimzoindy,

Hi, it is not diabetes is similar, rs, in bed patients with various diseases. The text was written in Portuguese. In my blog has a translator, helps a little. Thank you for visiting me.
Can back always, your visit is very important to me.

Anônimo disse...

minha mãe esta com cancer faz duas semanas que esta acamada e começou a sair escaras pelo corpo,,,,,af só por deus gente.um vidro de dersani custa 80 reais um absurdo

Tânia disse...

Olá, a melhor forma de evitar a formação de escaras é sem dúvida a mudança de decúbito de hora em hora e também evitar que a pele fique úmida.
Uma alternativa para o dersani, é o uso de óleo de girassol, seu custo está em torno de 4,00 o litro, faz praticamente o mesmo efeito do dersani.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Gostaria de apenas fazer uma observação em relação ao post acima.

"...evitar que a pele fique SECA, pois para otimizar o processo de cicatrização a ferida deve permanecer umida, tanto é que se recomenda usar óleo".

Abraços

Rosa

Postar um comentário

Obrigada por fazer um comentário.
"Ah! se todo mundo fosse igual a você..."
Abraços

Hoje é

Ping

Seguidores

Dihitt

  ©The New Web Post - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo