Os remédios dos nossos Avós

O que foi remédio um dia é droga hoje, como certos dogmas. Há que se considerar quantia, diluição, pois muita coisa era usada como fitoterapia, em concentração muito menor, muitas vezes. Isso faz pensar no que usamos e com orgulho de muitos, hoje, mas amanhã?


Um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e um remédio contra tosse para crianças.

Este National Vaporizer Vapor-OL era indicado "Para asma e outras afecções espasmódicas". O líquido volátil era colocado numa panela e aquecido por um lampião de querosene.


Estas tabletes de cocaína eram "indispensáveis para os cantores, professores e oradores". Eles também aquietavam a dor de garganta e davam um efeito "animador" para que estes profissionais atingissem o máximo de sua performance.

Os dropes de cocaína para dor de dente (1885) eram populares para crianças. Não apenas acabava com a dor, mas também melhorava o "humor" dos usuários.

Antigamente para aquietar bebês recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ópio. Este frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio e de álcool que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como se pode concluir, os preconceitos aumentaram muito nos últimos cem anos... rs!

Ainda hoje, e se nas mesmas medidas, o resultado contra aqueles sintomas devem ser os mesmos, com tais drogas.


Obrigado pelo apoio no caso do poema MUDE.

Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Obrigada pelo comentário no meu blog, achei bem interessante o post. Se quiser, podemos trocar links.
Bom final de semana.
Abs

Postar um comentário

Obrigada por fazer um comentário.
"Ah! se todo mundo fosse igual a você..."
Abraços

Hoje é

Ping

Seguidores

Dihitt

  ©The New Web Post - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo